top of page
Search
brittanraste

Baixe o Linux Lite 32-bit, um sistema operacional gratuito e leve baseado no Ubuntu LTS



Download do Linux Lite de 32 bits: um guia para iniciantes




Se você estiver procurando por uma distribuição Linux leve, fácil de usar e rápida que possa ser executada em hardware mais antigo ou de baixo custo, experimente o Linux Lite. Neste artigo, mostraremos como baixar, criar uma unidade USB inicializável e instalar o Linux Lite 32 bits em seu computador.


O que é o Linux Lite e por que usá-lo?




Linux Lite é uma distribuição Linux baseada em Debian e Ubuntu que usa uma versão personalizada do ambiente de desktop Xfce. Ele foi projetado para ser simples, fácil de usar e familiar aos usuários do Windows. Ele vem com um conjunto de aplicativos pré-instalados para tarefas comuns, como navegar na web, editar documentos, reproduzir arquivos de mídia e muito mais. Ele também possui algumas ferramentas integradas para ajudá-lo a configurar e manter seu sistema.




linux lite 32-bit download



O Linux Lite é uma ótima opção para iniciantes que desejam experimentar o Linux sem muita dificuldade. Também é ideal para usuários que possuem computadores antigos ou de baixa especificação que não conseguem lidar com distribuições Linux mais pesadas ou complexas. O Linux Lite pode funcionar sem problemas em máquinas com apenas 768 MB de RAM e 10 GB de espaço em disco rígido.


Recursos do Linux Lite




Alguns dos recursos notáveis do Linux Lite são:


  • É baseado nos lançamentos do Ubuntu LTS (Long Term Support), o que significa que recebe atualizações de segurança e correções de bugs por cinco anos.



  • Ele usa um ambiente de desktop Xfce personalizado que é leve, rápido e fácil de usar. Ele também possui um layout e aparência semelhante ao do Windows que o torna familiar para os usuários do Windows.



  • Ele vem com um conjunto de aplicativos pré-instalados que cobrem a maioria das necessidades comuns dos usuários. Isso inclui Firefox para navegação na web, LibreOffice para produtividade de escritório, VLC para reprodução de mídia, GIMP para edição de imagem, Thunderbird para e-mail e muito mais.



  • Ele possui algumas ferramentas elétricas integradas que permitem executar várias tarefas do sistema com segurança e facilidade.Isso inclui Lite Tweaks para otimizar o desempenho do sistema, Lite Software para instalar pacotes de software populares, Lite Info para carregar informações do sistema para o banco de dados de hardware da comunidade e muito mais.



  • Possui um manual de ajuda abrangente que o orienta na instalação e uso do Linux Lite. Também possui uma comunidade amigável e ativa que fornece suporte e assistência a novos usuários.



Requisitos do sistema Linux Lite




Os requisitos mínimos do sistema para executar o Linux Lite são:


  • Um processador que pode atingir 1,5 GHz ou superior



  • 768 MB de RAM ou mais



  • 10 GB de espaço em disco rígido ou mais



  • Uma tela VGA, DVI ou HDMI com resolução de 1024x768 ou superior



  • Uma unidade de DVD ou porta USB para a imagem ISO



Como baixar o arquivo ISO de 32 bits do Linux Lite




O primeiro passo para instalar o Linux Lite em seu computador é baixar o arquivo ISO que contém a imagem do sistema operacional. Existem duas maneiras de baixar o arquivo ISO do Linux Lite de 32 bits: do site oficial ou de sites de torrent ou espelho.


Baixe no site oficial




A maneira mais fácil e segura de baixar o arquivo ISO do Linux Lite de 32 bits é no site oficial. Você pode ir para o e escolha a versão mais recente do Linux Lite disponível. No momento da redação deste artigo, a versão mais recente é o Linux Lite 5.6, baseado no Ubuntu 20.04.3 LTS. Você pode clicar no botão de download e escolher um local de servidor mais próximo de você. O tamanho do download é de cerca de 1,4 GB.


Baixe de sites de torrent ou espelhos




Outra maneira de baixar o arquivo ISO do Linux Lite de 32 bits é de sites de torrent ou espelho. Isso pode ser mais rápido e confiável do que baixar do site oficial, especialmente se os servidores estiverem ocupados ou lentos. No entanto, você precisa se certificar de que está baixando de uma fonte confiável e que o arquivo ISO não está corrompido ou modificado. Você pode usar um cliente de torrent como .


Como criar uma unidade USB inicializável com o arquivo ISO de 32 bits do Linux Lite




Depois de baixar o arquivo ISO Linux Lite de 32 bits, você precisa criar uma unidade USB inicializável com ele. Isso permitirá que você inicialize seu computador a partir da unidade USB e instale o Linux Lite em seu disco rígido ou execute-o ao vivo sem instalar. Existem muitas ferramentas que podem ajudá-lo a criar uma unidade USB inicializável com o arquivo ISO de 32 bits do Linux Lite, mas mostraremos duas das mais populares e fáceis: Balena Etcher e Ventoy.


Usando Balena Etcher




Balena Etcher é uma ferramenta gratuita e de código aberto que pode criar unidades USB inicializáveis com qualquer arquivo ISO em algumas etapas simples. Você pode baixar Balena Etcher de seu e instale-o no seu computador Windows, Mac ou Linux. Para criar uma unidade USB inicializável com arquivo ISO Linux Lite de 32 bits usando o Balena Etcher, siga estas etapas:


  • Inicie o Balena Etcher e clique no botão "Flash from file".



  • Selecione o arquivo ISO do Linux Lite de 32 bits que você baixou anteriormente e clique em "Abrir".



  • Insira uma unidade USB em branco (pelo menos 4 GB) em seu computador e clique no botão "Selecionar destino".



  • Selecione sua unidade USB na lista e clique em "Continuar".



  • Clique no botão "Flash!" botão e aguarde a conclusão do processo.



  • Ejete sua unidade USB com segurança e você estará pronto para inicializá-la.



Usando Ventoy




Ventoy é outra ferramenta gratuita e de código aberto que pode criar unidades USB inicializáveis com vários arquivos ISO sem formatá-los ou extraí-los. Você pode baixar Ventoy de seu e instale-o em seu computador com Windows ou Linux. Para criar uma unidade USB inicializável com o arquivo ISO de 32 bits do Linux Lite usando o Ventoy, siga estas etapas:


  • Inicie o Ventoy e selecione sua unidade USB (pelo menos 4 GB) na lista.



  • Clique no botão "Instalar" e confirme a operação.



  • Aguarde até que o Ventoy instale seu gerenciador de inicialização e particione sua unidade USB.



  • Ejete sua unidade USB com segurança e insira-a novamente em seu computador.



  • Copie o arquivo ISO do Linux Lite de 32 bits que você baixou anteriormente para o diretório raiz da sua unidade USB.



  • Ejete sua unidade USB com segurança e você estará pronto para inicializá-la.



Como instalar o Linux Lite 32 bits no seu computador




Depois de criar uma unidade USB inicializável com o arquivo ISO de 32 bits do Linux Lite, você pode instalar o Linux Lite no seu computador seguindo estas etapas:


Inicializar a partir da unidade USB




Para inicializar seu computador a partir da unidade USB, você precisa alterar a ordem de inicialização nas configurações do BIOS ou UEFI. Isso pode variar dependendo do modelo e fabricante do seu computador, mas geralmente você precisa pressionar uma tecla como F2, F10, F12 ou Esc durante o processo de inicialização para entrar no menu BIOS ou UEFI. Em seguida, você precisa encontrar as opções de inicialização e selecionar a unidade USB como o primeiro dispositivo de inicialização. Salve as alterações e saia do menu. Seu computador deve reiniciar e inicializar a partir da unidade USB.


Siga o assistente de instalação




Depois de inicializar a partir da unidade USB, você verá uma tela de boas-vindas com algumas opções. Você pode optar por executar o Linux Lite ao vivo sem instalar ou instalá-lo em seu disco rígido. Para instalar o Linux Lite, clique no ícone "Instalar Linux Lite" na área de trabalho. Isso iniciará o assistente de instalação que o guiará pelo processo.


O assistente de instalação fará algumas perguntas, como seu idioma, layout do teclado, fuso horário, nome de usuário, senha e esquema de particionamento. Você pode escolher as opções padrão ou personalizá-las de acordo com suas preferências. O passo mais importante é selecionar como você deseja particionar seu disco rígido. Você pode optar por apagar todo o disco e instalar o Linux Lite ou usar o particionamento manual se quiser fazer dual-boot com outro sistema operacional ou criar partições personalizadas.Se você não tiver certeza do que fazer, é recomendável fazer backup de seus dados e escolher a opção de apagar.


Depois de confirmar suas escolhas, o assistente de instalação começará a copiar arquivos e instalar o Linux Lite em seu disco rígido. Isso pode levar algum tempo, dependendo do seu hardware e da velocidade da Internet. Quando a instalação estiver concluída, você será solicitado a reiniciar o computador. Remova a unidade USB e aproveite seu novo sistema Linux Lite.


Como usar o Linux Lite 32 bits após a instalação




Depois de instalar o Linux Lite em seu computador, você pode começar a usá-lo e explorar seus recursos. Aqui estão algumas dicas para ajudar você a começar:


Explore o ambiente de desktop e os aplicativos




O Linux Lite usa uma versão personalizada do Xfce como seu ambiente de desktop. Ele tem um layout simples e familiar com um painel na parte inferior que contém um menu, uma barra de tarefas, uma bandeja do sistema e um relógio. Você pode acessar todos os aplicativos e configurações no menu ou clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho. Você também pode adicionar atalhos e widgets ao painel ou à área de trabalho clicando com o botão direito neles e escolhendo "Adicionar novos itens".


O Linux Lite vem com um conjunto de aplicativos pré-instalados que cobrem a maioria das necessidades comuns dos usuários. Você pode encontrá-los no menu em diferentes categorias, como Acessórios, Jogos, Gráficos, Internet, Escritório, Som e Vídeo, Sistema, etc. Alguns dos aplicativos que você pode experimentar são:


  • Firefox: um popular navegador da web que permite navegar na web com segurança e rapidez.



  • LibreOffice: Uma suíte de escritório gratuita e de código aberto que inclui processadores de texto, planilhas, apresentações, banco de dados e aplicativos de desenho.



  • VLC: Um reprodutor de mídia versátil que pode reproduzir praticamente qualquer formato de arquivo de áudio ou vídeo.



  • GIMP: Um poderoso editor de imagens que pode criar e manipular gráficos.



  • Thunderbird: Um cliente de e-mail que pode gerenciar várias contas e mensagens.



  • Lite Tweaks: Uma ferramenta que permite otimizar o desempenho do sistema limpando arquivos inúteis, removendo kernels antigos, reparando pacotes quebrados, etc.



  • Lite Software: Uma ferramenta que permite instalar pacotes de software populares como Skype, Steam, Spotify, etc.



  • Lite Info: Uma ferramenta que permite carregar as informações do sistema para o banco de dados de hardware da comunidade e obter suporte de outros usuários.



Personalize as configurações e preferências




O Linux Lite permite que você personalize vários aspectos do seu sistema, como aparência, comportamento, rede, hardware, etc. Você pode acessar todas as configurações no menu em Configurações ou clicando no ícone Gerenciador de configurações na área de trabalho. Algumas das configurações que você pode querer alterar são:


  • Aparência: você pode alterar o tema, os ícones, as fontes e as cores do seu ambiente de trabalho.



  • Área de trabalho: você pode alterar a imagem de fundo, tamanho e estilo dos ícones, itens de menu, etc.



  • Painel: Você pode alterar a posição, tamanho, aparência e itens do seu painel.



  • Gerenciador de janelas: Você pode alterar os botões da barra de título, [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [assistant](#message) [ assistente](#mensagem) - Teclado: Você pode alterar o layout, atalhos e opções do seu teclado.



  • Mouse e touchpad: você pode alterar a velocidade, a sensibilidade e os botões do mouse e do touchpad.



  • Exibição: você pode alterar a resolução, orientação e brilho da tela.



  • Som: Você pode alterar o volume, saída e dispositivos de entrada do seu sistema de som.



  • Rede: você pode gerenciar suas conexões com e sem fio, proxies, VPNs, etc.



  • Gerenciador de energia: você pode alterar as configurações da bateria, do adaptador CA, da tampa, dos botões etc.



Atualize o sistema e o software




O Linux Lite é baseado nos lançamentos do Ubuntu LTS, o que significa que recebe atualizações de segurança e correções de bugs por cinco anos.No entanto, ainda é recomendável atualizar seu sistema e software regularmente para mantê-lo seguro e estável. Você pode atualizar seu sistema e software de duas maneiras: usando o Update Manager ou usando o terminal.


O Update Manager é uma ferramenta gráfica que o notifica quando há novas atualizações disponíveis para seu sistema e software. Você pode acessá-lo no menu em Sistema ou clicando no ícone Gerenciador de atualizações na área de trabalho. Você pode ver a lista de atualizações disponíveis e escolher quais instalar. Você também pode definir as configurações para atualizações automáticas, notificações, espelhos, etc.


O terminal é uma interface de linha de comando que permite executar várias tarefas usando comandos de texto. Você pode acessá-lo no menu em Acessórios ou pressionando Ctrl+Alt+T. Para atualizar seu sistema e software usando o terminal, você precisa inserir estes comandos:


sudo apt atualizar sudo apt atualizar


O primeiro comando atualizará a lista de pacotes disponíveis nos repositórios. O segundo comando instalará as versões mais recentes dos pacotes que já estão instalados em seu sistema. Pode ser necessário inserir sua senha e confirmar a operação.


Conclusão




O Linux Lite é uma distribuição Linux leve, fácil de usar e rápida que pode ser executada em hardware mais antigo ou de baixo custo. Ele é baseado nos lançamentos do Ubuntu LTS e usa um ambiente de desktop Xfce personalizado. Ele vem com um conjunto de aplicativos e ferramentas pré-instalados que cobrem a maioria das necessidades comuns dos usuários. Ele também possui um manual de ajuda abrangente e uma comunidade amigável que oferece suporte e assistência a novos usuários.


Neste artigo, mostramos como baixar, criar uma unidade USB inicializável e instalar o Linux Lite de 32 bits em seu computador. Também demos algumas dicas sobre como usar e personalizar o Linux Lite após a instalação. Esperamos que você tenha gostado deste artigo e o tenha achado útil. Se você tiver alguma dúvida ou feedback, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.


perguntas frequentes




P: Quais são as diferenças entre o Linux Lite de 32 bits e 64 bits?




R: A principal diferença entre Linux Lite 32 bits e 64 bits é que eles são compatíveis com diferentes tipos de processadores. O Linux Lite de 32 bits pode ser executado em processadores de 32 e 64 bits, mas não pode usar mais de 4 GB de RAM. O Linux Lite de 64 bits só pode ser executado em processadores de 64 bits, mas pode usar mais de 4 GB de RAM. Se você não tem certeza de qual tipo de processador possui, pode verificar executando este comando no terminal:


lscpu


Você verá uma linha que diz "Arquitetura". Se disser "x86_64", você tem um processador de 64 bits. Se aparecer "i686" ou "i386", você tem um processador de 32 bits.


P: Como posso inicializar o Linux Lite com o Windows?




R: Se você deseja dual-boot Linux Lite com Windows, você precisa ter espaço livre suficiente em seu disco rígido para criar uma nova partição para Linux Lite. Você também precisa desativar alguns recursos do Windows, como Fast Startup e Secure Boot, que podem interferir no processo de inicialização. Então, você precisa seguir o assistente de instalação do Linux Lite e escolher a opção de particionamento manual. Você precisa criar uma partição raiz (pelo menos 10 GB) e uma partição swap (pelo menos igual ao tamanho da sua RAM) para o Linux Lite. Você também precisa instalar o bootloader (GRUB) no mesmo disco do Windows. Após a conclusão da instalação, você poderá escolher entre Windows e Linux Lite ao inicializar o computador.


Q P: Como posso atualizar o Linux Lite para a versão mais recente?




R: O Linux Lite lança uma nova versão a cada seis meses, com base na versão mais recente do Ubuntu LTS. Se você deseja atualizar o Linux Lite para a versão mais recente, é necessário aguardar o anúncio oficial e as instruções da equipe do Linux Lite. Você pode verificar o para ser notificado quando uma nova versão estiver disponível.Normalmente, você poderá atualizar o Linux Lite para a versão mais recente usando o Update Manager ou executando alguns comandos no terminal.


P: Como posso obter ajuda e suporte para o Linux Lite?




R: O Linux Lite tem um manual de ajuda abrangente que orienta você na instalação e uso do Linux Lite. Você pode acessá-lo a partir do menu em Manual de Ajuda ou clicando no ícone Manual de Ajuda na área de trabalho. Você também pode obter ajuda e suporte da comunidade Linux Lite, que é amigável e ativa. Você pode se juntar ao , onde você pode encontrar informações úteis e tutoriais.


P: Como posso contribuir com o Linux Lite?




R: Linux Lite é um projeto gratuito e de código aberto que conta com as contribuições de seus usuários e desenvolvedores. Se você gosta do Linux Lite e quer apoiar seu desenvolvimento e manutenção, você pode contribuir de várias formas. Você pode doar dinheiro para o Linux Lite via se quiser contribuir de alguma forma.



0517a86e26


0 views0 comments

Recent Posts

See All

Comments


bottom of page